MOTORES ELÉTRICOS.
Motor elétrico é uma máquina
destinada a converter energia elétrica em energia mecânica. É o mais utilizado
de todos os motores elétricos, pois combina a facilidade de transporte, economia,
baixo custo, limpeza e simplicidade de comando. São máquinas de fácil
construção e fácil adaptação com qualquer tipo de carga.
As máquinas que atualmente
conhecemos não produzem energia, elas convertem outros tipos de energia em
energia mecânica para que possam funcionar. Assim como já dizia Lavoisier: “Na
natureza nada se perde, nada se cria, tudo se transforma”. Ou seja, nada pode
ser criado do nada, apenas transformado de algo já existente. Um exemplo disso
é o nosso querido e velho liquidificador.
Ele converte a energia
elétrica em energia mecânica para que possa processar os alimentos. Hoje, em
face da grande necessidade de se poupar a camada de ozônio da emissão de gases
poluentes, os motores elétricos estão sendo largamente utilizados em veículos
automotores com o intuito de economizar energia e poupar o meio ambiente. Gases
poluentes, como o dióxido de carbono que é liberado dos escapamentos de
veículos automotores e das chaminés das fábricas, têm um grande poder de
destruição na camada de ozônio.
O funcionamento dos motores elétricos está baseado nos princípios do
eletromagnetismo, mediante os quais, condutores situados num campo magnético
e atravessados por corrente elétrica, sofrem a ação de uma força
mecânica, força essa chamada de torque.
Existem vários
tipos de motores elétricos, dos quais os principais são os de corrente
contínua e de corrente alternada. Os motores de corrente contínua são mais
caros, pois é necessário um dispositivo que converte a corrente alternada em
corrente contínua.
Já os motores de
corrente alternada são mais baratos e os mais utilizados, pois a energia
elétrica é distribuída em forma de corrente alternada, reduzindo assim seu
custo. |
|
Acima está a
figura de um esquema simplificado de um motor elétrico. Ele possui um imã que
produz um campo de indução magnética, um cilindro onde estão os condutores e fios
que são ligados a um gerador.
Motores Elétricos Monofásicos
Os motores monofásicos de
fase auxiliar são um dos vários tipos de motores monofásicos existentes.
Utilizados principalmente em máquinas como moto bombas, compressores, furadeiras,
serras, cortadores de grama, etc., são, em geral, máquinas de pequeno porte, já
que são fabricados normalmente em potências de 2 CV.
É raro serem encontrados
acima desta potência, pois a utilização de motores trifásicos fica
economicamente mais viável.
O estator desses motores é
constituído resumidamente por dois bobinados, chamados de bobinado principal
(ou de trabalho) e bobinado auxiliar (ou de partida; arranque). Na partida do
motor, os dois bobinados ficam energizados; tão logo o rotor atinja a sua
velocidade, o bobinado de arranque é desligado, permanecendo em funcionamento
somente as bobinas de trabalho.
A bobina de arranque do
motor possui ligado em série consigo um capacitor e um interruptor automático
(e é normalmente feita com fio mais fino). O interruptor automático (na maioria
dos motores formado por um interruptor centrífugo associado a um platinado,
embora não seja o único modelo existente) desliga a bobina de arranque após a
partida do motor. Já o capacitor faz com que surja no interior do motor um
campo magnético girante, que impulsionará o motor a partir.
Para que possa funcionar em duas tensões diferentes (110 e 220 V), a
bobina de trabalho desses motores é dividida em duas, tendo a possibilidade
de as partes serem conectadas em série ou em paralelo, de acordo com a tensão
da rede elétrica. Cada parte deve receber no máximo 110 V, que corresponde à
menor tensão de funcionamento do motor (figura 1). A inversão da rotação é
feita invertendo-se o sentido da corrente na bobina auxiliar, ou seja,
troca-se o terminal 5 pelo terminal 6. |
|
Motor
monofásico de fase auxiliar 2 pólos |
Ligações
do motor monofásico de fase auxiliar para 110 e 220 V
|
LIGUE UM MOTOR DE FASE AUXILIAR COM UM DIJUNTOR
E CHAVE REVERSORA